way2themes

Fui ao paraíso e voltei

Por: | 18:09 Deixe um comentário


Depois do primeiro dia difícil, a segunda-feira, meu segundo dia no Chile beirou a perfeiçao. Acordei cedo e fui de metrô para a estaçao alameda onde peguei um ônibus para Valparaíso. Chegando lá, embarquei num city tour que começava em Viña del Mar, passava por Reñaca e terminava em Valparaíso.

Quando cheguei, um susto. Todas as pessoas na rua estavam de moleton e casaco e havia uma forte neblina sobre a cidade. Eu, como mochileiro, estava de camiseta e bermuda. Resultado: passei frio no início da brincadeira. Cheguei próximo das 11 e só depois do meio-dia é que o sol deu o ar da sua graça para valer.

Durante o city tour conheci muitos brasileiros, éramos a maioria naquele dia. Conheci Aline e Flávia de Porto Alegre, um casal muito simpático de Maceió, uma família carioca, cuja matriarca, Tereza, é jornalista e trabalha na Rede Globo.

Viña é uma cidade bela. Cheia de prédios monumentais, a cidade é cheia de árvores, um prazer para os olhos. Visitamos diversos pontos turísticos e fomos para Reñaca almoçar. Foi lá que resolvi molhar meus pés no Pacífico (era meu primeiro encontro com ele). A água era fria de doer os ossos e para ajudar, fui surpreendido por uma onda e molhei parte de minha bermuda. Eba!!

Depois fomos para Valparaíso que é uma bela cidade. Na verdade, é uma favela de alvenaria de casas coloridas, uma vez que, as moradias ficam em sua maioria nas montanhas, belíssimo de se ver. É uma cidade muito inspiradora, indo lá se entende porque Pablo Neruda se refugiria na cidade. Andei de ascensor ou funicular, como preferir. É uma espécie de elevador. A visao é embasbacante. O único problema é que o funicular é velho, no chao pode ser ver as frestas das madeiras que tremem enquanto subimos o morro. Dá um medo!!

Andamos pelas ruelas da cidade nas montanhas e nos surpreendemos com o colorido das casas. Fiz aquelas comprinhas básicas de souvenir. Depois de um dia maravilhoso, fui para rodoviária, esperei o bus de volta a Santiago. Na estaçao da capital chilena peguei o metrô e voltei para o albergue. Saí as antes das 8 da manha, voltei às 21.

PS: Coisas que só se aprendem quando se viaja. No Chile (nao sei se em outros países) os museus nao abrem em Lunes (segunda-feira) e abrem nos domingos. Portanto, evite fazer passeios na segunda.

0 comentários: