way2themes

Um sonho chamado El Calafate

Por: | 23:58 3 comentários

Bati o martelo de ir para o quase fim do mundo (a cidade de El Calafate fica um pouco acima de Ushuaia) só quando cheguei a capital argentina. Sonhava conhecer o Glacial Perito Moreno, mas não queria passar mais de um dia dentro de um ônibus para chegar lá e não sabia quanto custaria ir de avião. No final enfrentei três horas de voo para chegar ao tão esperado destino.

El Calafate é uma cidade pequena, onde tudo parece recém construído. Como vive apenas do turismo, tudo é caro na cidade. Quer dizer, nem tudo. Meu albergue custou a mesma coisa que os outros que fui, mas com uma diferença, era na verdade um hotel que fora transformado em albergue. Ou seja, preço de albergue, estrutura de hotel.

Passei menos de quatro dias na cidade, mas foi tempo suficiente para fazer o que queria. Em um dia peguei um barco e naveguei pelo lago Argentino (que tem uma água azul turquesa e é lindo) num passeio chamado Todos os Glaciais. Na verdade, nao sem vem todos, mas os mais importantes. Pude chegar pertinho do Upsala, do Spegazzini e por fim, dele, o mais esperado, Perito Moreno.

Além dos glaciais, o que mais eu vi nesse passeio foram icebergs. Algo esperado. Mas meu trauma Titanic veio a tona. O barco ia chegando perto daquele monstros gelados e eu pensava "vai bater e a gente vai morrer congelado nessa água!". Foi um sufoco. Comentando o ocorrido com duas americanas com quem dividi o quarto em Calafate, mais uma coincidencia envolvendo o famoso naufrágio. Sally e Shiva era amigas do ator que grita "Iceberg" no filme de James Cameron. Dá para acreditar (ponto de interrogação, não achei nesse teclado)

As gurias eram muito amadas e em uma noite passamos muto tempo conversando... Eu como meu inglês capenga... foi muito divertido... elas tinham paciência de decifrar o que eu estava querendo dizer e eu entendia o que elas falavam... experiências únicas é que me fazem amar viajar..

No dia seguinte. Primeiro andei duas horas onibus até chegar a um porto onde peguei novamente um barco e atravessei o lago argentino, parando numa encosta próxima ao Perito Moreno. Tudo isso para caminhar sobre o glacial. Não bastava ver, chegar perto, precisei caminhar sobre o Perito Moreno, ver como ele é "por dentro". Pelo meu condicionamento físico optei pelo Mini-Trekking no qual se caminha uma hora e meia. Há também o tour Big Ice, no qual se anda 6 horas, mas para quem não anda nem uma hora em Santa Cruz, 6 horas não ia rolar.

Para caminhar sobre o gelo é preciso colocar os grampos, sapatos de ferro com fivelas que são amarradas ao seu calçado. Aí vai uma dica que ninguém que trabalha com esses tours vai ter dar: nunca, em hipótese alguma, vá de All-Star. Muito menos use meias curtas. Eu fiz essa combinação e tive de aguentar a fivela arrancando a pele do meu calcanhar enquanto andava. Caminhar sobre o gelo é uma experiência única, as paisagens sobre o glacial são de tirar o fôlego. Vale cada centavo investido.

Nunca na minha vida vi paisagens como as de El Calafate... tudo era muito lindo... enquanto no Brasil todo mundo me dizia que estava cozinhando de tanto calor, lá estava eu de jaqueta enfrentando frio e mais frio....

Andar sobre o glacial foi uma das minhas maiores loucuras e como eu amei... não me arrependo nenhum segundo da grana que gastei indo para El Calafate... pode ter custado caro, mas foi pouco perto do que oude ver e viver lá... tudo é tão lindo, parece que você está num sonho...

Para quem sempre quis conhecer o mundo, esta viagem tem sido uma benção... cada vez mais tenho certeza de que quero mais...

PS> O único momento triste desta parte da viagem foi no dia do niver do meu mano... liguei para ele e doeu muito não poder abraçá-lo pessoalmente... amo tanto ele... mas quando eu voltar quero matar muita a saudade do meu bebê lindo...

3 comentários:

mmelz disse...

o esta jaquetaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

um dia tbm estarei ai!

adoro!!!

Samer disse...

Esse lugar é tão lindo quanto o vulcão Villarica e suas fotos ficam "dez". Abraços

Unknown disse...

Boa tarde Sancler,

Realmente El Calafate é o paraíso para quem gosta de lugares gelados! Me fala o nome desse albergue para que eu possa ver como estão os preços das diárias por lá. Forte abraço.