way2themes

Última parada: Uruguai - parte final

Por: | 18:37 Deixe um comentário
Enfim, o fim da viagem

CHILE - CONCHA Y TORO
Ao longo do texto, você vai encontrar foto representativas de toda a viagem, do Chile ao Uruguai.

Quase dois meses depois, enfim encontro tempo para finalizar os relatos da viagem e quem sabe retomar esse blog por muito tempo abandonado. Vamos seguir o relato do ponto onde o último parou, o embarque no ônibus em Montevidéu rumo a Rivera.

Embarquei no ônibus, a previsão era de que ele chegasse às 6 da manhã em Rivera. Não consegui dormir direito e pior, o ônibus chegou antes, às 5. Como as lojas só abriam as 8h30, mais um bocado de horas passei na rodoviária de Rivera. Usei o tempo para ler mais Crepúsculo. A estação era pequena e eu passei muito frio. Com preguiça de abrir a mala e pegar um casaco, me encolhi enquanto lia. O céu escuro deu lugar a claridade e rumei para a rua para pegar um táxi.
Pedi ao motorista para me deixar na rua com mais lojas. Assim ele fez. Eram oito horas da manhã e as lojas não estavam abertas. Zanzei com minha mala de 20 kilos para cima e para baixo da rua “principal”. Olhei as vitrines, fui procurando o que queria.

Vi um movimento na frente de uma das lojas e descobri que ela era a única que ainda tinha ar-condicionados modelo Split. Como meus pais haviam pedido que eu comprasse um, resolvi entrar na fila para compra. Caixas e mais caixas começaram a ser empilhadas na frente da loja, todas com os splits.

A loja abriu, me joguei para dentro e comprei o ar-condicionado no cartão. Pedi para deixar o Split guardado porque iria em outras lojas. Quando saí da loja encontrei meu ex-colega de trabalho no Banco do Brasil, o Carlos Spohr, que eu descobri que estava morando em Livramento depois de ter passado num concurso para trabalhar em algum órgão qe agora me foge o nome. Foi bom rever ele depois de mais de 5 anos.

Passada a surpresa do encontro, fui para outra loja de eletrônicos onde adquiri o restante que queria. Comprei uma pendrive de 16 GB e meu tão sonhado Ipod. Depois disso começou o meu pagamento de pecados. Tive de ir na receita declarar o que havia comprado. Não queria correr o risco de atacarem o ônibus e eu perder todos produtos, prefiri pagar. Arrasteri minha mala de 20 kilos ruas acima até chegar na receita. Preenchi e papelada e descobri que precisava pagar a taxa num banco.

Lá fui eu, minha mala de 20 kilos e minha mochila atravessar uma quadra até chegar no Itaú de Livramento. Paguei a maldita taxa no caixa eletrônico, e arrastei-me novamente para a receita. Paga a taxa, ataquei um táxi e expliquei o rolo: precisava ir até um loja pegar um ar-condicionado e depois ir para a rodoviária de Livramento.

ARGENTINA - ALTA MONTANHA

Voltei para a loja e o taxista pediu que eu não demorasse porque ele estava estacionado em lugar proibido e mais, o taxímetro estava rodando. Cheguei na loja e os atendentes começaram a me empurrar de um para outro, não tive escolha, usei minha cara de cachorro com fome e sentenciei que não podia esperar porque o taxista estava me esperando com o taxímetro rodando. Um atendente apiedou-se e saiu correndo com as caixas.

Cheguei a rodoviária as 11 horas, desci as duas caixas e minha mala de 20 kilos. Comprei minha passagem para o ônibus das 14. Com fome, resolvi ir para o restaurante e começou a comédia. Levei primeiro a mala. Voltei peguei uma das caixas, larguei no restaurante e voltei para pegar a outra caixa. Almocei.

Resolvi ir na lanhouse me entreter. Adivinha o que aconteceu? Sim, mala, caixa 1, caixa 2. Era eu e minhas três extensões para cima e para baixo. Passei o tempo no computador e próximo da hora de ir para os boxes, lá fui eu de novo: mala, caixa 1, caixa 2. Detalhe: a mala e uma das caixas eram muito pesadas. A mala pelo menos tinham rodinha, agora a caixa....


ARGENTINA - BUENOS AIRES - LA VENTANA

Sentei num dos bancos com mala e caixas ao meu redor. Todo mundo me olhava. Pensavam: quem é esse muambeiro? E como comigo nada é muito normal, o povo começou a perguntar se o que tinha na caixa era split, quanto eu tinha pago, etc, etc...

Chegou o ônibus e lá fui eu carregar minhas extensões. A viagem levou mais de oito horas, não via a hora de chegar em casa. E ordinário como sou, fiz surpresa. Menti para todo mundo que voltaria na quarta e só quand cheguei na rodoviária de Livramento na terça é que avisei em casa que já estava no Brasil.



ARGENTINA - EL CALAFATE - GLACIAL PERITO MORENO
Fui recebido com churrasco, muitos abraços e saudade. Para tornar a noite emocionante, me obriguei a ir no plantão de Hospital de Vera Cruz. Explico: eu consegui adquirir uma alergia nos últimos dias de viagem que me dava uma coceira que não me deixava em paz... ganhei uma injeção de anti-alérgico e melhorei!

Tenho certeza que uma das melhores decisões que tomei na minha vida foi fazer essa viagem. Aprendi tanto, vivi tanto, vi um novo mundo e voltei outro, por assim dizer. E o fato de a viagem ter sido narrada no Q? Tornou-a ainda mais especial, porque tive muitos acompanhantes nessa jornada. Passado quase dois meses das minhas férias, ainda encontro pessoas que confidenciam que leram e gostaram dos relatos. Amigos, conhecidos e pessoas que nunca vi na minha vida.
E para marcar ainda mais a viagem teve o terremoto no Chile. Se tem uma coisa que eu ouvi foi: “Quando vi a notícia do terremoto, lembrei de ti” ou “Tu teve sorte de ir antes”. Parece que eu havia virado a referência do Chile. Isso é outra coisa engraçada, mesmo tendo viajado também para Argentina e Uruguai, as pessoas sempre me perguntam: “Como estava a viagem para Chile?”.

URUGUAI - MONTEVIDÉU - CIUDAD VIEJA


Bem,só tenho a agradecer todas as pessoas que conheci, a todos aqueles que torceram por mim, aqueles que acompanharam a jornada pelos relatos, a Deus por não ter deixado nada de ruim me acontecer.

Espero poder fazer mais viagens como essa e que a recompensa seja igual!

PS: Nos próximos posts, os relatos publicados no jornal!

0 comentários: